O que é Inbound Marketing B2B ?

15/04/2022

 

O inbound marketing consiste em várias formas de marketing, incluindo mídias sociais, blogs, otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO e marketing de conteúdo. A ideia principal do inbound marketing é trazer reconhecimento e novo tráfego para a sua empresa.

 

O que é Inbound Marketing?

O marketing de entrada é usado para atrair novos clientes para o seu site, escrevendo conteúdo útil e relevante. Esse tipo de marketing é um pouco diferente do marketing de saída porque, com o marketing de entrada, os clientes encontram você por meio de postagens em seus blogs, mídias sociais e mecanismos de pesquisa.

Como fazer Inbound Marketing

O inbound marketing consiste em primeiro atrair novos leads para a sua empresa, o que pode ser feito por meio da criação de postagens atraentes nas redes sociais e postagens de blog com palavras-chave especiais que se destacam. As palavras-chave devem consistir em frases que seu público-alvo insere nos mecanismos de busca. Para descobrir quais palavras-chave usar em seu conteúdo, use ferramentas de pesquisa de palavras-chave , o próprio planejador de palavras chaves do google faz isso. Essa ferramenta fornece acesso a palavras-chave de pesquisa populares.

Depois de receber visitantes em seu site, o próximo objetivo é convertê-los em leads. Para fazer isso, escreva um call-to-action (chamada para ação) em seu conteúdo para que o visitante preencha um formulário. Por exemplo, muitos sites oferecem um e-book gratuito, infográficos ou webinars em troca do endereço de e-mail de um visitante. O objetivo é obter o endereço para que você possa enviar informações regulares para mantê-los engajados.

Em seguida, trata-se de se esforçar para transformar leads em clientes, enviando e-mails de vendas regulares e promovendo seus serviços ou produtos.

Exemplos de Inbound Marketing

Um exemplo de inbound marketing é o marketing de mídia social. A mídia social é uma ótima maneira de trazer novos leads e também atrair esses leads para o seu site. Por exemplo, se você vende um produto para indústria e tem 800 curtidas em sua página no linkedin, provavelmente é uma mistura de clientes atuais e novos leads. Se você deseja que os leads se convertam em clientes, você deve convencê-los a procurar mais em seu produto. Uma ideia é oferecer conteúdo relevante  ou até mesmo páginas de ofertas exclusivas para que você possa engajá-los e levá-los ao seu site. Oferecer postagens consistentes de mídia social que engajem seus leads também é ideal. Criar postagens consistentes cria confiança tanto com seus clientes atuais quanto com novos leads.

Outro exemplo é fornecer email marketing para um funil de vendas. Da maioria das estratégias de marketing de conteúdo, o email marketing tem um grande potencial de crescimento e receita. O marketing por e-mail envolve o envio de e-mails para indivíduos que forneceram seus endereços de e-mail; o objetivo é incentivá-los a voltar ao seu site. Uma vez que eles estejam no seu site, você pode tentar convencê-los a se tornarem clientes . O marketing por e-mail não é apenas enviar e-mails dizendo para comprar agora. Crie uma campanha de marketing por e-mail, que forneça e-mails ocasionais com informações úteis que envolvem seus leads. Por exemplo, uma semana um e-mail pode ser um guia que explica seu produto e os benefícios, na próxima pode ser avaliações e depoimentos e outra pode ser um infográfico ou uma comparação com os concorrentes.

E aí vamos montar uma estratégia de inbound para aumentar o número de clientes?